Quem Somos

A SBC, anteriormente Sociedade Beneficente Coopercotia, atualmente é Associação de Assistência Mútua à Saúde SBC, fundada em 1.962, teve seus primórdios nos anos trinta, quando a CAC-CC (Cooperativa Agrícola de Cotia – Cooperativa Central), implantou um ambulatório médico no bairro de Pinheiros/SP, com o objetivo de prestar assistência médica aos produtores agrícolas e colaboradores.

Já na década de 60, com uma demanda estabelecida, legislação tributária favorável e objetivando assegurar uma prestação de serviços médico-hospitalar integral e permanente é que formalizou-se a SBC – Sociedade Beneficente Coopercotia.

A Sociedade constituía-se de um grupo de pessoas com um objetivo em comum, especificamente voltado a garantir a assistência médico-hospitalar de seu grupo familiar, de sí mesmo e toda a coletividade que espontaneamente, se vinculava a este propósito. Este grupo, além de seus próprios recursos pessoais também obtinha verba através do FATES – Fundo de Assistência Técnica e Social da CAC-CC. Unindo objetivos e verba, reformou-se o antigo ambulatório médico, ampliando a estrutura física e operacional. Fortaleceu-se o grupo e a visão de auto-suficiência tomava forma – a Mutualidade Assistencial. Fruto deste ideal, aprimorava-se o modelo adotado e o desejo de construir seu hospital próprio.

Nos anos 80, nasce o Plano Padrão e Plano Superior, objetivando abraçar o mercado de usuários de planos de saúde, com modelo de auto-gestão.

Nos anos 90, concomitantemente ao início da regulação oficial do setor – Lei 9656/98 (Lei dos Planos de Saúde – exigência de desvínculo com a mantenedora CAC-CC e constituição obrigatória de uma Pessoa Jurídica Própria), o prédio onde funciona o ambulatório é requisitado irrevogavelmente.

Diante do fatos, da união de esforços do Sistema Mutualidade Assistencial (poupança e ajuda financeira do grupo assistido), a continuidade da operação integral é garantida e define-se a construção da sede-própria (Hospital SBC).

Em 1.997 inaugura-se a nova sede da SBC na Rua Blumenau, 320 – Vila Leopoldina/SP. Com 3.500 metros quadrados de área construída, o Hospital SBC é uma vitória da Mutualidade Assistencial SBC.

Sua estrutura contempla: ambulatório com 21 especialidades, Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (laboratório de análises clínicas, raio-X, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, fisioterapia), Internações clínicas e cirúrgicas.

No ano de 2.005, o Grupo SBC lança-se oficialmente no mercado comercial através da Operadora SBC SAÚDE LTDA. A operadora comercializa planos de saúde individuais e empresariais, negocia serviços credenciados agregando novos parceiros, presta todos os serviços assistenciais para a sua carteira de beneficiários desde pagamento de contas, reembolsos, auditoria médica e administrativa, manutenção de cadastro, etc.

Com 54 anos de atividade, a SBC batalha para garantir a saúde de todos os seus associados e beneficiários.

Conselho Superior – Mandato de 01/04/2016 a 31/03/2019

Diretoria – Mandato de 01/04/2016 a 31/03/2019

Conselho Fiscal – Mandato de 01/04/2018 a 31/03/2019

Diretoria-2016-2019

Missão, Visão e Valores

Missão

Promover assistência à saúde objetivando o bem-estar e a qualidade de vida dos associados.

Ser reconhecida como referência de mutualidade assistencial na área da saúde.